Um think tank japonês relata que a reação inicial da China à liberação de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima, danificada, pode ter piorado a impressão dos japoneses sobre a China.
O Genron NPO e o China International Communications Group conduziram a pesquisa conjunta anual, de agosto a setembro, deste ano, com um total de 2.506 pessoas respondendo.
No Japão, 68,4% dos entrevistados disseram que as relações bilaterais estão “ruins” ou “um pouco ruins”. Isso representa um aumento de 12,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Na China, 41,2% dos entrevistados tinham uma visão semelhante, um aumento de 3,5 pontos. No entanto, 29,7% descreveram as relações bilaterais como “boas” ou “um pouco boas”, um aumento de 12,2 pontos.
Quando questionados sobre a impressão que tinham do outro país, 62,9% dos entrevistados na China a consideraram “ruim” ou “um pouco ruim”.
A porcentagem na China manteve-se aproximadamente igual ao ano anterior, enquanto no Japão, 92,2% deram essas respostas, um aumento de 4,9 pontos.
O Genron NPO observa que a pesquisa coincidiu com a suspensão pela China das importações de frutos do mar japoneses, após o Japão liberar água tratada do complexo nuclear Fukushima Dai-ichi no oceano.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am