O Primeiro-Ministro do Japão, Kishida Fumio, fez um pedido ao Presidente Egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, para auxiliar na evacuação de cidadãos japoneses de Gaza, que faz fronteira com o Egito.
Durante uma conversa telefônica realizada na terça-feira, Kishida expressou sua grande preocupação com a recente situação entre Israel e Palestina.
El-Sisi assegurou que seu país continuará trabalhando em conjunto para garantir a saída segura dos cidadãos japoneses do território palestino.
Os dois líderes concordaram em manter a cooperação no sentido de melhorar a situação humanitária, facilitar evacuações em Gaza e reduzir as tensões na região.
Mais cedo, no mesmo dia, Kishida também realizou uma conversa telefônica com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Ambos reafirmaram o compromisso de cooperar na prestação de assistência humanitária em Gaza e na garantia da segurança dos cidadãos japoneses e da UE na região.
Kishida e von der Leyen também concordaram sobre a necessidade de os líderes do Japão, da UE e do G7 manterem uma cooperação próxima e tomar ações coordenadas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm