O Primeiro-Ministro do Japão, Kishida Fumio, anunciou que seu país está enviando aeronaves da Força de Autodefesa para apoiar as evacuações de cidadãos japoneses em Israel. Autoridades japonesas haviam divulgado, anteriormente, que estão organizando um voo fretado para transportar nacionais da cidade israelense de Tel Aviv para a vizinha Dubai neste sábado (14).
Na sexta-feira (13), Kishida declarou que seu governo decidiu enviar, separadamente, aeronaves da Força de Autodefesa para o nordeste do continente africano, em Djibouti. Ele acrescentou que as aeronaves ficarão em prontidão no local para fornecer suporte às evacuações.
Kishida enfatizou que as aeronaves da Força de Autodefesa partirão assim que o Ministério da Defesa concluir os arranjos necessários. A decisão de enviar essas aeronaves visa principalmente lidar com possíveis contingências, incluindo dificuldades nas operações de voo.
O Primeiro-Ministro destacou que o Japão trabalhará em estreita colaboração com outros países relevantes e continuará fazendo o máximo possível para a evacuação e a segurança dos cidadãos japoneses que ainda se encontram na região. A medida demonstra a preocupação do governo japonês com a segurança de seus cidadãos em meio a tensões na região.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm