O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a operação terrestre em andamento na Faixa de Gaza é “o segundo estágio da guerra” contra o Hamas.
Netanyahu falou em uma coletiva de imprensa no sábado (28), depois que Israel anunciou a expansão de sua operação terrestre em Gaza na sexta-feira (27). Israel também tem realizado fortes ataques aéreos, principalmente na parte norte do território palestino.
Netanyahu disse que forças terrestres israelenses entraram em Gaza na noite de sexta-feira. Ele disse que Israel está “apenas no início da batalha”, que ele espera que seja “difícil e longa”.
O primeiro-ministro também disse que essa é a “segunda guerra de independência” de Israel e que suas tropas estão tentando garantir a “existência de Israel em sua terra”.
Enquanto isso, no sábado, parentes de reféns mantidos por terroristas do Hamas fizeram uma manifestação com seus apoiadores na maior cidade comercial de Israel, Tel Aviv.
Eles exigiram a libertação antecipada dos reféns e a implementação de um cessar-fogo. Eles também oraram pela segurança dos reféns enquanto o exército israelense intensificava os ataques aéreos e as operações terrestres em Gaza.
Uma manifestante expressou preocupação com o destino de sua amiga que está entre os reféns. Ela pediu ao governo israelense que faça tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a libertação imediata de todos os reféns.
Os terroristas do Hamas fizeram cerca de 230 pessoas reféns, incluindo não-israelenses, como parte de seu ataque surpresa a Israel em 7 de outubro. O Catar está mediando as negociações para a libertação dessas pessoas. Mas, segundo informações, as negociações estão enfrentando dificuldades.
Pelo menos 1.400 pessoas foram mortas pelo lado israelense desde o início do conflito.
Autoridades de saúde em Gaza disseram, no sábado, que o número de mortos no território palestino havia subido para 7.703, um aumento de 377 em relação ao dia anterior. Mas é impossível verificar o número, pois os telefones e outros meios de comunicação continuam cortados.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm