As Nações Unidas informam que o exército israelense emitiu um aviso exigindo que palestinos e outros residentes na região setentrional da Faixa de Gaza evacuem para as áreas do sul em um prazo de 24 horas.
O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, afirmou que a notificação foi entregue a um escritório da ONU em Gaza na quinta-feira.
Segundo Dujarric, a região setentrional de Gaza abriga cerca de 1,1 milhão de pessoas, incluindo palestinos, funcionários da ONU e pessoas que buscaram refúgio em instalações da ONU.
A mídia dos EUA, o veículo Bloomberg, relatou que a notificação indica que o exército israelense pode em breve iniciar uma operação terrestre em retaliação a um ataque do grupo militante palestino Hamas.
Dujarric ressaltou que “é impossível que tal deslocamento ocorra sem consequências humanitárias devastadoras”. Ele afirmou que a ONU solicita a revogação da ordem.
Enquanto isso, o exército israelense emitiu um comunicado na manhã de sexta-feira, alertando todos os civis em Gaza a evacuar para a região sul da Faixa de Gaza controlada pelo Hamas. O comunicado também advertiu as pessoas a não se aproximarem da cerca de fronteira com Israel.
O comunicado acrescentou que o exército israelense continuará uma operação em larga escala na cidade de Gaza nos próximos dias, fazendo esforços para não prejudicar civis. A situação no local permanece tensa, com preocupações crescentes sobre o impacto humanitário das operações militares em curso na região.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am