Um fórum de segurança internacional teve início em Pequim, e espera-se que uma delegação do Departamento de Defesa dos EUA participe. Isso ocorre em um momento em que o diálogo entre as autoridades de defesa chinesas e norte-americanas está paralisado.
O Fórum Xiangshan de Pequim teve início no domingo (29). O evento de três dias é organizado por grupos relacionados às forças armadas chinesas.
Ministros da defesa, autoridades e especialistas de mais de 90 países e organizações internacionais, incluindo os Estados Unidos e a Rússia, estão programados para participar do encontro.
As sessões de domingo incluíram discursos de especialistas militares da China e de outros países.
Antes do fórum, dois vice-presidentes da Comissão Militar Central da China, Zhang Youxia e He Weidong, reuniram-se com os ministros da defesa do Vietnã e da Mongólia.
Acredita-se que os dois oficiais superiores estejam encarregados da diplomacia militar após a demissão do Ministro da Defesa Li Shangfu na semana passada.
Sem nenhum substituto nomeado, qualquer um dos oficiais poderia fazer um discurso na cerimônia de abertura nesta segunda-feira (30).
O diálogo militar entre a China e os Estados Unidos foi interrompido devido à oposição de Pequim às sanções de Washington contra Li por causa da compra de armas da Rússia.
Os dois países recentemente trocaram acusações sobre o comportamento militar um do outro no Mar do Sul da China.
Os EUA acusaram um caça chinês de realizar uma interceptação insegura de um bombardeiro americano. A China culpou um destroyer dos EUA por cruzar a proa de um destroyer chinês perto de um grupo de ilhas que o país reivindica.
Os analistas estão atentos para ver se as autoridades de defesa dos países terão algum tipo de contato no fórum.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am