-0.7 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 10:54: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Foguetes causam feridos perto de Jerusalém; IDF responde; Gallant ordena ‘cerco a Gaza’

Nesta segunda-feira (9), foguetes causaram feridos em comunidades israelenses, enquanto cidades no sul contabilizavam mortes. As Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram contra-ataques ao grupo terrorista Hamas em Gaza, e o Hamas ameaçou começar a executar reféns capturados de Israel.

Nesta segunda-feira (9), foguetes causaram feridos em comunidades israelenses, enquanto cidades no sul contabilizavam mortes. As Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram contra-ataques ao grupo terrorista Hamas em Gaza, e o Hamas ameaçou começar a executar reféns capturados de Israel.

Sirenes de foguetes tocaram em mais de uma dúzia de comunidades israelenses, incluindo as cidades de Jerusalém, Tel Aviv, Sderot, Ashdod, Ashkelon, Rishon Lezion e Beersheba. Cidades na fronteira sul também foram alvo constante.

A violência ocorre um dia após Israel declarar formalmente estado de guerra, com o número de mortos no ataque massivo do Hamas ultrapassando 900, segundo relatos da mídia hebraica. Espera-se que esse número aumente, com mais de cem pessoas sequestradas e levadas para a Faixa de Gaza, com destino incerto.

O serviço de ambulâncias Magen David Adom (MDA) informou que equipes médicas trataram um homem na casa dos 20 anos gravemente ferido por estilhaços de um impacto de foguete na cidade árabe de Abu Ghosh, a oeste de Jerusalém.

Imagens mostraram fumaça subindo da comunidade de Beitar Illit, ao sul de Jerusalém, onde o MDA informou que tratou quatro pessoas feridas nos ataques de foguetes, incluindo um menino de 10 anos em estado grave e três homens em estado leve. Outras duas pessoas foram tratadas em uma área não divulgada perto de Jerusalém: uma mulher na casa dos 60 anos em estado crítico e um homem com ferimentos leves, segundo o MDA.

Um homem de 50 anos ficou moderadamente ferido por estilhaços em Sderot.

Enquanto os confrontos continuam, o Hamas ameaçou começar a executar reféns em resposta aos ataques israelenses em Gaza realizados sem aviso prévio. O porta-voz das Brigadas Izz ad-Din al-Qassam do Hamas disse que, a partir de agora, qualquer ataque às pessoas em suas casas, sem aviso, resultará na execução de reféns civis, que será transmitida em vídeo e áudio.

Enquanto a tensão cresce, o ministro da Defesa, Yoav Gallant, ordenou um “cerco completo” à Faixa de Gaza, com corte de eletricidade, alimentos e combustível.

O Ministro de Energia, Israel Katz, anunciou que instruiu as autoridades a cortarem o fornecimento de água à Faixa de Gaza. Também foi interrompido o fornecimento de energia e combustível dois dias atrás.

O IDF lançou ataques aéreos massivos durante o dia, com alvos em diversos locais, incluindo um bairro costeiro de Gaza City, conhecido como al-Furqan. Dezenas de caças participaram dos ataques.

A situação também gerou tensões na fronteira norte de Israel com o Líbano, com lançamentos de morteiros, ameaças do Hezbollah e infiltrados, levando a IDF a lançar contra-ataques e orientar os residentes a se protegerem.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img