O governo filipino informou que uma embarcação da Guarda Costeira chinesa colidiu com um barco de abastecimento militar filipino após realizar manobras de bloqueio perigosas perto das disputadas Ilhas Spratly, no Mar do Sul da China.
O Conselho de Segurança Nacional das Filipinas, National Security Council – NCS, disse que o incidente ocorreu na manhã de domingo (22).
Um vídeo divulgado pelos militares filipinos mostra a proa do navio chinês atingindo a parte traseira do barco de abastecimento.
O NSC também disse que uma embarcação da milícia marítima chinesa bateu em um navio de patrulha da Guarda Costeira das Filipinas que estava escoltando o barco de suprimentos.
As embarcações filipinas estavam em uma missão de reabastecimento de um posto militar na região.
O NSC denunciou as embarcações chinesas por suas “ações perigosas, irresponsáveis e ilegais”.
A Guarda Costeira da China também divulgou um vídeo, supostamente, gravado quando ocorreu a colisão.
Ela argumentou que as embarcações filipinas ignoraram um aviso, aproximaram-se de um navio chinês com manobras perigosas e causaram a colisão.
A Guarda Costeira acrescentou que o lado filipino deveria assumir toda a culpa.
Os dois países têm trocado acusações sobre incidentes marítimos no Mar do Sul da China, onde têm reivindicações sobrepostas.
Manila disse que um navio da Guarda Costeira chinesa chegou a menos de 1 metro de um barco de patrulha filipino perto das Ilhas Spratly em 4 de outubro.
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm