A Indonésia receberá líderes de dezenas de nações insulares na próxima quarta-feira para a primeira cúpula do Fórum de Estados Arquipelágicos e Insulares, a fim de discutir os desafios na proteção dos ambientes marinhos.
O fórum foi estabelecido em 2018 por iniciativa da Indonésia e conta com mais de 50 países como membros.
Ministros dos países membros têm se reunido anualmente. E a cúpula da próxima semana, em Bali, abordará como lidar com o aumento do nível do mar, resíduos plásticos nos oceanos e outros problemas.
A reunião também deve reforçar a ideia de “Economias Azuis”, equilibrando a preservação do mar com atividades econômicas.
O governo indonésio informa que delegados de mais de 25 países, incluindo Japão e Reino Unido, estão programados para participar da cúpula. Chefes de estado estarão presentes de Papua Nova Guiné, Madagascar e outros cinco países.
Antes da cúpula, o presidente indonésio Joko Widodo afirmou que seu país reconhece a importância das ligações entre o oceano e as mudanças climáticas. Ele acrescentou: “A Indonésia acredita que, com o apoio internacional, países em arquipélagos e nações insulares podem fazer parte da solução”.
Jacarta espera que a cúpula incentive as economias emergentes conhecidas como Sul Global a fortalecer sua parceria.
A reunião ocorre à medida que os EUA, China e outras potências globais aumentam sua presença no Ásia-Pacífico.
Na semana passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, recebeu líderes do Fórum das Ilhas do Pacífico de volta a Washington para a segunda reunião desse tipo.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am