6 C
Kóka
sexta-feira, 7 fevereiro, 2025 2:02: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

China Recebe Líderes Mundiais para o Fórum da Iniciativa Belt and Road

Delegados estão se reunindo na capital chinesa para o fórum de dois dias. A China deseja que a Iniciativa Belt and Road seja um grande bloco econômico que ligue a Ásia e a Europa.

Delegados estão se reunindo na capital chinesa para o fórum de dois dias. A China deseja que a Iniciativa Belt and Road seja um grande bloco econômico que ligue a Ásia e a Europa.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, estará presente. Ele está agendado para se encontrar com o Presidente Chinês, Xi Jinping, à margem do evento.

Pequim afirma que mais de 150 países aderiram desde que Xi começou a promover a iniciativa há 10 anos. A China diz que investiu mais de 230 bilhões de dólares nas economias participantes.

Pequim destaca as conquistas econômicas. No entanto, as nações ocidentais estão cada vez mais cautelosas em relação à iniciativa, que deixou algumas nações em desenvolvimento sobrecarregadas com dívidas crescentes.

A Itália é a única nação do G7 que está participando. Ela está considerando desistir, já que os benefícios esperados não se concretizaram. Até o momento, nenhuma empresa chinesa participou dos projetos planejados de reestruturação de portos italianos e de outras infraestruturas.

Um produtor de móveis italiano queria expandir sua presença no mercado chinês, mas as vendas não cresceram como esperado. A China representa apenas cerca de 10% das vendas. Ele afirma que a Iniciativa Belt and Road não foi útil.

A China, aparentemente, visa usar o fórum para afirmar sua influência no cenário global. No entanto, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores não informou quantos países comparecerão.

Com crescentes preocupações em muitas nações, a Professora Kojima Kazuko da Universidade Keio, especialista em política chinesa, diz que Pequim, provavelmente, enfatizará que a iniciativa não é uma expansão do poder chinês.

“A situação internacional mudou muito nos últimos 10 anos. Está ficando severa para a China. Mesmo que a China chame outras nações para se unirem, elas podem não seguir”, diz Kojima. Ela também afirma que será difícil para a China conquistar mais apoio internacional para a iniciativa.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img