Um projeto destinado a pessoas com deficiência auditiva inaugurou um centro cultural em Tóquio, oferecendo a elas a oportunidade de apresentar suas produções e interagir com visitantes.
O centro foi projetado com uma entrada de vidro e sem pilares, tornando mais fácil para as pessoas com deficiência auditiva identificar se há outras pessoas presentes. O espaço foi aberto no domingo (15).
Cortinas estão disponíveis para proteger a privacidade daqueles que desejam usar a língua de sinais. Interruptores de luz estão concentrados em um único local em cada cômodo, para que as pessoas possam chamar a atenção umas das outras ao ligar e desligar as luzes simultaneamente.
As instalações apresentarão filmes e performances teatrais realizadas por pessoas que não podem falar ou ouvir.
Uma visitante afirmou que o local ampliou sua perspectiva em relação às pessoas com deficiências e a fez acreditar que algo criativo acontecerá ali.
Makihara Eri é co-representante do projeto 5005. Ela usou a língua de sinais para expressar a esperança de que o centro contribua para a mudança na sociedade, dando às pessoas com deficiência auditiva a chance de alcançar um público mais amplo.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am