Os candidatos a favor do avanço de uma pesquisa para selecionar um local de descarte de resíduos nucleares ganharam a maioria em uma eleição para a assembleia da cidade em Hokkaido, no norte do Japão.
Doze candidatos concorreram a nove vagas na eleição de terça-feira (3), para a assembleia municipal em Suttsu. Cinco candidatos que apoiam a pesquisa ganharam assentos.
Suttsu é um dos dois lugares no Japão onde o governo está realizando a primeira parte de uma pesquisa de três estágios, que é uma avaliação da área com base na literatura científica.
O outro é o vilarejo de Kamoenai, também em Hokkaido.
A assembleia não está diretamente envolvida no processo de seleção. Mas os membros favoráveis à pesquisa provavelmente apoiarão o prefeito Kataoka Haruo, que está ansioso para passar para a segunda etapa.
As autoridades municipais afirmaram que realizarão um referendo antes de avançar para a segunda etapa, que envolverá perfurações para conhecer melhor as características geológicas locais.
Uma lei exige que o local de descarte final dos resíduos radioativos de alto nível das usinas nucleares seja enterrado a mais de 300 metros de profundidade.
Os municípios que aceitarem a pesquisa de primeiro estágio têm direito a subsídios estatais de até 2 bilhões de ienes, ou cerca de 14 milhões de dólares.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am