O Ministério dos Transportes do Japão informou que um avião de passageiros turco desviou da rota designada no mês passado após a decolagem do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, sobrevoando o centro da cidade.
As rotas de voo a partir do Aeroporto de Haneda são designadas para evitar a poluição sonora sobre a capital. O ministério solicitou à companhia aérea que investigue a causa do incidente e relate as medidas para evitar recorrências.
O desvio envolveu uma aeronave da Turkish Airlines que partiu para Istambul por volta das 22h30 do dia 22 de setembro.
Funcionários do ministério disseram que os aviões que deixam Haneda são obrigados a fazer uma rápida virada para leste para evitar o centro da cidade e voar em direção à costa da Baía de Tóquio, mas o avião turco continuou a voar para o norte sobre o centro de Tóquio, incluindo a Torre de Tóquio.
Após receber instruções de um controlador de tráfego aéreo, a aeronave mudou de curso para voar sobre a Baía de Tóquio.
No entanto, o ministério informou que os ruídos do avião atingiram até 83 decibéis em um monitor de ruído instalado no distrito de Shinagawa, em Tóquio. O nível é equivalente ao ruído dentro de um trem do metrô.
O ministério afirmou que normalmente nenhum avião de passageiros sobrevoa a área durante a noite.
Funcionários da Turkish Airlines informaram ao ministério que a aeronave desviou da rota porque o piloto não conseguiu fazer a transição do controle manual para o automático.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am