8.2 C
Kóka
quinta-feira, 17 outubro, 2024 12:21: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

A linda trajetória de Fernando Leporace

Baixista, pianista, compositor, arranjador, Fernando Leporace começou sua carreira profissionalmente como integrante do Grupo Manifesto que venceu o II Festival Internacional da Canção (FIC), com a canção “Margarida” de Guttemberg Guarabyra, ganhando de Travessia com Milton Nascimento que ficou em segundo e “Carolina”, de Chico Buarque que ganhou em terceiro lugar.

Baixista, pianista, compositor, arranjador, Fernando Leporace começou sua carreira profissionalmente como integrante do Grupo Manifesto que venceu o II Festival Internacional da Canção (FIC), com a canção “Margarida” de Guttemberg Guarabyra, ganhando de Travessia com Milton Nascimento que ficou em segundo e “Carolina”, de Chico Buarque que ganhou em terceiro lugar.

Com o grupo lançou dois LPs “Manifesto Musical” (1967) e “Grupo Manifesto” (1968), com várias composições de sua autoria. A banda tinha como integrantes sua irmã Gracinha Leporace, Guto Graça Melo, Gutemberg Guarabyra, Lucina e Mariozinho Rocha, que depois de um tempo foi trabalhar na  TV Globo como diretor musical. Fernando compunha ao violão e tocava piano enquanto integrou o Manifesto de 1967 até 1968, quando o grupo se desfez. Abaixo o Grupo Manifesto ensaiando “Margarida” pro II FIC (Festival Internacional da Canção) de 1967.

No ano de 1967 Gracinha Leporace foi eleita a melhor intérprete com “”Canção de esperar você”, autoria de Fernando Leporace. Gracinha é casada com o músico Sérgio Mendes. Em 1969, já como integrante do grupo Vox Populi (foto abaixo do grupo no México em 1970), Leporace seguiu para o México, onde morou e trabalhou por um ano e lançou um disco chamado “Vox Populi”. Quando a banda chegou ao fim, Leporace mudou-se para Los Angeles em 1970 onde aprimorou seus estudos de composição, violão e contrabaixo.

Se apresentava ao lado do instrumentista Chico Batera, que após décadas se tornaria  percussionista de Chico Buarque na turnê “Que tal um samba?”. Regressou ao Brasil em 1972 e trabalhou como contrabaixista em gravações e shows, com vários artistas da MPB. Convidado por Gutemberg Guarabyra, o seu primeiro trabalho como baixista foi no disco Passado, presente e futuro, do trio pioneiro do rock rural Sá, Rodrix e Guarabyra, lançado em 1972. Leporace tocou baixo no single “Norwegian Wood”, uma versão de Milton para o clássico dos Beatles.

Na década de 70, conheceu alguns mineiros do Clube da Esquina, entre eles o Toninho Horta e Nelson Angelo que viviam no Rio de Janeiro, e costumavam se encontrar de vez em quando para tocar em shows ao vivo, onde Danilo Caymmi e o baterista Rubinho, de Belo Horizonte se juntava ao grupo para as apresentações. Com a amizade com os integrantes do Clube da Esquina, Fernando teve participações em discos de Milton Nascimento, Toninho Horta na música “Manuel, o audaz”, fazendo um vocal improvisado.” Leporace participou do disco de Beto Guedes, Toninho Horta, Novelli e Danilo Caymmi, produzido por Nelson Angelo e lançado pela Odeon em 1973. Leporace só não tocou nas músicas de Beto Guedes.

Fernando trabalhou com o trompetista Márcio Montarroyos em diversos shows e projetos, incluindo a trilha sonora da novela Carinhoso, da Rede Globo, onde também gravou cantando a faixa “Priscila” de Guto Graça Mello e Nelson Motta. Trabalhou com Caetano Veloso, Edu Lobo, Ivan Lins, Nana Caymmi, Gal Costa, Joyce Moreno, Fátima Guedes, entre tantos outros. Com a compositora Joyce Moreno desenvolveu uma sólida parceria, no trio formado também por Tutti Moreno (bateria), que resultou na gravação de três álbuns emblemáticos da autora: “Feminina”, “Água e Luz” e “Tardes Cariocas”.

Como compositor, Leporace teve suas obras gravadas por artistas como:
Edu Lobo, Nana Caymmi, Alaíde Costa, Leny Andrade, Zizi Possi, João Donato, Joyce, Marília Medalha, Célia Vaz, Antônio Adolfo, Joanna, Alberto Rosenblit, suas irmãs Gracinha e Marianna Leporace, além dos internacionais Sarah Vaughan, Johnny Mathis. Edu Lobo gravou a música instrumental “Camaleão” autoria de Leporace, no seu álbum lançado em 1978. Leporace é o compositor em parceria com Nelson Wellington da canção “Embriagador”, que deu a Leny Andrade o prêmio de melhor cantora no festival MPB Shell em 1980. O arranjo da canção é de Dori Caymmi.

Como compositor, arranjador, instrumentista e intérprete, gravou um LP, “Aldeia”, em parceria com Maurício Gueiros, lançado em 1986, numa produção independente com cinco composições de cada um. Em 2022 gravou seu álbum solo “Fernando Leporace”, apresentando canções inéditas e outras que foram eternizadas na voz de vários intérpretes. 

O álbum é em comemoração aos 55 anos de carreira de Fernando Leporace, trazendo parcerias com Joyce Moreno, Abel Silva, Nelson Wellington, Alberto Chimelli e o filho de Fernando, o Antonio Leporace. A faixa “Nem telefonei” é um samba composto pelo patriarca da família Leporace e “Tarde dos sabiás”, autoria de Abel Silva, foi lançada em 1986 no disco de Fernando com Maurício Gueiros. O álbum inicia com outra parceria de Abel no bolero “Acontece com quem ama”, acompanhada da nova versão de “Embriagador”. 

O lançamento pela Zênitha Música aconteceu em agosto 2022. Abaixo a playlist do álbum:

Faixa 01: Acontece Com Quem Ama / Embriagador Autores: F.Leporace e Abel Silva / F. Leporace e Nelson Wellington Solos: Célia Vaz e Márcio Lott Vocais: Cacala Carvalho, Célia Vaz, Marianna Leporace e Márcio Lott

Faixa 02: En La Calle Autores: Fernando Leporace e Antonio Leporace Vozes: F. Leporace e Antonio Leporace

Faixa 03: Wanting More Autores: Fernando Leporace e Tracy Mann Voz: Marianna Leporace

Faixa 04: Tarde dos Sabiás Autores: Fernando Leporace e Abel Silva Voz e piano: Fernando Leporace

Faixa 05: Seus Olhos Autores: Fernando Leporace e Joyce Moreno Vozes: Joyce Moreno e Fernando Leporace

Faixa 06: Deixa o Amor Se Dar Autores: Fernando Leporace e Delcio Carvalho Voz: Délcio Carvalho Vocais: F. Leporace

Faixa 07: Foi Fantasia Autores: Alberto Chimelli e Fernando Leporace Voz: Fernando Leporace

Faixa 08: Nem Telefonei Autor: Sebastião Leporace Vozes: Marianna Leporace e Fernando Leporace

Faixa 09: Sin Pena Autor: Fernando Leporace Vozes e vocais: Fernando Leporace e Célia Vaz

Faixa 10: Cacarejo Autor: Fernando Leporace Voz: Fernando Leporace

Fernando Leporace desenvolve uma sólida parceria com a violonista, arranjadora e compositora, Celia Vaz, com quem tem um duo. Com sua irmã, Marianna Leporace, participa como arranjador e baixista de inúmeros trabalhos de sua carreira. Fernando Leporace é integrante da https://zenithamusica.com.br/azenitha/

Soundcloud:https://soundcloud.com/fernandoleporace

YouTube:https://www.youtube.com/@zenithamusica

Music. Apple:https://music.apple.com/ng/artist/fernando-leporace/42886649

Spotify:https://open.spotify.com/intl-pt/artist/5o8rayVoaQmS8m5bssWmii

Spotify:https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1E4yT2X9sPEs15

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img