O exército sul-coreano teria levado quatro pessoas da Coreia do Norte sob custódia, depois que elas foram encontradas em um barco no Mar do Japão. Suspeita-se que eles queiram desertar para o Sul.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que a embarcação de madeira foi vista no mar a leste da Península Coreana na terça-feira (24), e que quatro pessoas que estavam nela foram recolhidas nas águas da cidade de Sokcho, no nordeste do país.
Vários meios de comunicação sul-coreanos informam que os quatro indicaram que pretendem pedir asilo.
Os militares estão tentando descobrir mais detalhes sobre a viagem em cooperação com autoridades de inteligência.
Em maio, outro grupo de pessoas a bordo de um barco de pesca norte-coreano desertou para o Sul através do Mar Amarelo, na costa oeste da península.
A aparente tentativa de desertar para a Coreia do Sul pelo Mar do Japão é o primeiro caso desse tipo desde 2019.
O Ministério da Unificação da Coreia do Sul diz que um total de 139 norte-coreanos desertaram para o país este ano até o final de setembro. Esse número é mais de três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o Norte havia fechado suas fronteiras como medida anticoronavírus.
Além das rotas marítimas que levam diretamente ao Sul por barco, alguns desertores norte-coreanos deixam o país pela China.
O Ministério da Unificação de Seul diz que a flexibilização das medidas anti-infecção na China e na Coreia do Norte é um fator por trás do aumento do número de desertores.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm