O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, deverá viajar a Nova York para participar das reuniões da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da ONU, a serem realizadas no final deste mês.
O embaixador da Albânia na ONU, Ferit Hoxha, disse aos repórteres na sexta-feira (1), que um debate aberto em nível de cúpula será realizado em 20 de setembro para discutir a situação na Ucrânia. A Albânia ocupa a presidência rotativa do Conselho de Segurança neste mês.
Hoxha disse que pode “quase confirmar” que Zelenskyy estará em Nova York, acrescentando que sabe que uma reunião entre o presidente ucraniano e o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, já foi agendada.
Zelenskyy também deverá fazer um discurso no plenário da Assembleia Geral, uma vez que a programação do Debate Geral da Assembleia mostra que o líder máximo da Ucrânia participará do dia de abertura, em 19 de setembro.
Isso marcará a primeira presença pessoal de Zelenskyy nas reuniões da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da ONU desde o início da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro do ano passado. Ele tem participado das reuniões da ONU on-line.
Espera-se que os líderes mundiais se envolvam em uma diplomacia ativa durante o Debate Geral da Assembleia Geral sobre a situação na Ucrânia.
- Hackers norte-coreanos roubam US$ 1,5 bilhão da Bybit em maior furto de cripto - 23 de fevereiro de 2025 7:28 am
- Trump quer US$500 bilhões da Ucrânia, sem nenhuma contrapartida de segurança - 23 de fevereiro de 2025 7:13 am
- Zelenskyy intensifica esforços diplomáticos para apoio internacional - 23 de fevereiro de 2025 6:58 am