O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., celebrou o 106º aniversário de nascimento de seu falecido pai e ex-presidente.
“Pela paz e pela ordem que ele lutou e defendeu, ele continua sendo um verdadeiro ícone filipino e ilocano, cuja mente excepcional combinava com o espírito de amor à nação que ele possuía e demonstrava”, disse o presidente sobre o Marcos sênior, na cerimônia.
Marcos Jr. declarou a segunda-feira (11), como feriado em Ilocos Norte, a província natal dos Marcos. Essa foi a segunda vez que ele celebrou publicamente o aniversário de seu pai.
O ex-presidente Marcos ganhou a reputação de ditador. Ele foi deposto pelo movimento “People Power” em 1986, depois de governar por mais de duas décadas.
As vítimas da lei marcial imposta pelo antigo regime acusaram a administração de Marcos Jr. de encobrir os delitos de seu pai e distorcer a história.
O Departamento de Educação das Filipinas instruiu, recentemente, que o termo “Ditadura de Marcos” fosse substituído por “Ditadura” no currículo de estudos sociais da 6ª série. Um grupo de vítimas da ditadura chamou a medida de “esquema sem vergonha”.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am