O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou que o porta-aviões chinês Shandong navegou pelas águas a sudeste de Taiwan na segunda-feira (11), rumo ao Oceano Pacífico ocidental para realizar um exercício.
O ministério disse que o Shandong passou por um curso d’água de 60 milhas náuticas, ou cerca de 110 quilômetros, a sudeste do ponto mais ao sul de Taiwan, antes de seguir para o Pacífico ocidental.
O ministério disse que também confirmou que aeronaves militares chinesas, incluindo caças J-16, voaram perto de Taiwan. Desses, 11 cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan e entraram no espaço aéreo próximo à ilha.
Também anunciou que os militares monitoraram a situação e encarregaram aeronaves, navios e sistemas de mísseis terrestres para responder.
O Shandong é o primeiro porta-aviões da China construído internamente e está em serviço desde dezembro de 2019.
Foi confirmado que ele navegou no Pacífico pela primeira vez em abril deste ano e atravessou o Estreito de Taiwan em junho.
O trânsito ocorre depois que um destroyer dos EUA e uma fragata canadense realizaram um trânsito de rotina pelo Estreito de Taiwan no sábado (9).
A ação levou um porta-voz militar chinês a anunciar que suas forças monitoraram os navios e lidaram com a situação de acordo com a lei e os regulamentos.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am