A nova Ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, fez sua estreia como a principal diplomata do país. Ela está realizando reuniões individuais em Nova York com seus colegas, incluindo o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
Kamikawa está visitando a cidade para participar da Assembleia Geral da ONU.
Ela se encontrou com Blinken na segunda-feira (18). Os dois reafirmaram a estreita coordenação bilateral no enfrentamento de questões globais, como a invasão da Ucrânia pela Rússia e a crescente assertividade marítima da China.
Kamikawa também se reuniu com o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, no mesmo dia. Com relação à liberação de água tratada e diluída no oceano a partir da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi, no norte do Japão, ela disse a Grossi que o Japão continuará fornecendo esclarecimentos científicos e altamente transparentes, tanto no país quanto no exterior.
Os dois assinaram um acordo sobre a descarga de água, segundo o qual a AIEA fornecerá uma revisão de segurança abrangente e contínua da prática. O documento identifica as áreas do trabalho de revisão da agência, incluindo a presença regular de funcionários da AIEA na usina e a confirmação pela AIEA dos resultados do monitoramento.
As outras reuniões de Kamikawa incluíram uma com o Secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly.
Ela também deve se reunir com ministros das Relações Exteriores da França, Austrália e outros países a partir de quarta-feira (20).
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am