A China comemorou o 78º aniversário da vitória sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial neste domingo (3). A Embaixada do Japão em Pequim informou que não houve manifestações perto de seu complexo para protestar contra a liberação pelo Japão de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no mar.
Em 2014, a China designou o dia 3 de setembro como “o aniversário da vitória da guerra de resistência do povo chinês contra a agressão japonesa e a guerra antifascista mundial”. O Japão assinou os documentos de rendição em 2 de setembro de 1945.
A China Central Television, controlada pelo Estado, informou que as pessoas participaram de um simpósio para comemorar o aniversário no domingo. A CCTV disse que entre os participantes estava Li Shulei, que chefia o Departamento de Publicidade do Comitê Central do Partido Comunista Chinês.
A emissora disse que eles discutiram o significado da vitória na guerra. Mas não se referiu à liberação da água.
As autoridades da Embaixada do Japão em Pequim afirmam que não houve protestos contra a descarga de água em meio a uma forte presença de policiais em torno de suas instalações.
Mas as autoridades estão pedindo aos cidadãos japoneses na China que fiquem atentos, pois o sentimento antijaponês também tende a crescer em outras datas.
Muitas postagens on-line na China ainda estão criticando a descarga de água.
A usina de Fukushima Daiichi sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de 2011. A água usada para resfriar o combustível derretido na usina tem se misturado com a chuva e a água subterrânea.
A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
Antes de liberar a água tratada no mar, o operador da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para água potável.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am