11 C
Kóka
terça-feira, 6 maio, 2025 8:08: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kishida conversa com o primeiro-ministro chinês sobre a posição do Japão em relação à liberação de água tratada

O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, explicou ao primeiro-ministro chinês, Li Qiang, sobre a posição de Tóquio em relação ao descarte de água tratada e diluída no mar da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi.

O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, explicou ao primeiro-ministro chinês, Li Qiang, sobre a posição de Tóquio em relação ao descarte de água tratada e diluída no mar da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi.

Kishida conversou brevemente com Li nos bastidores das reuniões da ASEAN na Indonésia na quarta-feira (6).

Fontes do governo disseram que Kishida explicou a posição do Japão de que a segurança da água que está sendo descarregada é cientificamente garantida e pediu a compreensão da China. A China tem se oposto fortemente à liberação da água.

As fontes também disseram que Kishida e Li reafirmaram que seus países terão como objetivo construir relações bilaterais construtivas e estáveis.

No início do dia, Kishida explicou a segurança da descarga de água e buscou compreensão para isso na cúpula Japão-ASEAN.

Kishida também participou da Cúpula ASEAN Plus Three – uma reunião que envolveu os líderes da ASEAN, Japão, China e Coreia do Sul – onde ele se referiu à suspensão pela China de todas as importações de frutos do mar japoneses.

Ele classificou a medida da China como extrema, dizendo que solicitará medidas baseadas em evidências científicas e o fornecimento de informações precisas.

Enquanto isso, a agência estatal chinesa Xinhua News Agency informou que o primeiro-ministro Li esclareceu a posição de seu país sobre a liberação da água pelo Japão durante a Cúpula ASEAN Plus Three. A Xinhua informou que Li pediu a Tóquio que lidasse com a questão de forma responsável.

A usina nuclear de Fukushima Daiichi sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de 2011. A água usada para resfriar o combustível derretido na usina tem se misturado com a chuva e a água subterrânea.

A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.

Antes de liberar a água tratada no mar, a Tokyo Electric Power Company – TEPCO, a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível de orientação da Organização Mundial da Saúde para água potável.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img