Fontes informaram que um funcionário do Ministério da Defesa do Japão foi enviado a Taiwan e colocado em uma organização que serve de ligação com o Japão.
A medida reflete os esforços intensos do Japão para reunir informações de inteligência em resposta às preocupações crescentes sobre uma possível crise em Taiwan.
O Japão não tem relações diplomáticas com Taiwan. Em vez disso, o escritório de Taipei da Associação de Intercâmbio Japão-Taiwan atua como a embaixada de fato do Japão. Várias autoridades japonesas, incluindo as do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Economia e Indústria, estão posicionadas lá.
Fontes próximas ao assunto afirmam que um burocrata civil do Ministério da Defesa está lotado no escritório de Taipei desde a primavera deste ano.
Até então, o Ministério da Defesa não havia enviado nenhum funcionário para a organização.
Um oficial aposentado das Forças de Autodefesa do Japão foi designado para lá desde 2003, elevando para dois o número total de funcionários japoneses encarregados da segurança.
Ainda assim, o Japão se absteve de enviar um oficial da SDF em serviço para Taiwan, ao contrário de outras nações que não têm laços diplomáticos com Taiwan, mas enviam oficiais uniformizados para lá.
Os observadores sugerem que o Japão evitou fazer isso para não provocar a China, que reivindica Taiwan como seu território.
- Coréia do Norte dispara míssil balístico informa a guarda costeira japonesa - 6 de janeiro de 2025 12:46 pm
- Barco pesqueiro naufraga na costa do Japão; 2 mortos e 3 desaparecidos entre 20 tripulantes a bordo. - 6 de janeiro de 2025 9:45 am
- Empresas japonesas inovam interiores de veículos autônomos - 6 de janeiro de 2025 9:35 am