Japão, Alemanha, Brasil e Índia confirmaram que trabalharão juntos para tentar reformar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Os ministros das relações exteriores dos quatro países, conhecidos como G4, reuniram-se na quinta-feira (21), em Nova York, paralelamente à sessão da Assembleia Geral da ONU. Os países estão tentando garantir assentos permanentes no conselho.
A ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, e os outros ministros concordaram que está se tornando cada vez mais importante fortalecer as funções das Nações Unidas, devido à agressão contínua da Rússia contra a Ucrânia.
Eles trocaram opiniões sobre como reformar o Conselho de Segurança.
Eles concordaram que um aumento no número de membros permanentes e não permanentes tornaria o órgão mais representativo.
Os ministros confirmaram que trabalharão juntos para fortalecer o diálogo entre todos os membros da ONU, a fim de alcançar um progresso concreto em um prazo específico.
Kamikawa também conversou com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. Ela enfatizou a necessidade de reformar o Conselho de Segurança e reforçar as funções da ONU.
Ela também explanou sobre a liberação de água tratada e diluída no mar da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que foi danificada pelo grande terremoto e tsunami que atingiu o Japão em 2011.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm