4.3 C
Kóka
sexta-feira, 27 dezembro, 2024 2:14: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Gambona lança o single “The Ballyshannon Man”

O novo single “The Ballyshannon Man” do músico Gambona já está disponível em todas as plataformas de streaming desde o dia 10. A música é uma homenagem de Gambona ao guitarrista irlandês Rory Gallagher (que morreu em 1995).

O novo single “The Ballyshannon Man” do músico Gambona já está disponível em todas as plataformas de streaming desde o dia 10. A música é uma homenagem de Gambona ao guitarrista irlandês Rory Gallagher (que morreu em 1995).

Gallagher nasceu em Ballyshannon, na Irlanda, cidade que influenciou muito a sua carreira musical. Nessa música Gambona tocou todos os instrumentos, menos o Hammond B3, que foi executado com maestria pelo amigo Felipe Kern Moreira, e a masterização foi realizada pelo também amigo Ciro Moreau.

Além de participar de várias bandas de blues, rock, folk, pop e instrumental, durante a sua trajétória musical, Gambona acompanhou diversos cantores e compositores. Participou de jam-sessions com Big Allambick, Blues Etílicos, Fernando Noronha & Black Soul, André Christóvam, Robson Fernandes, Val Tomato, Ale Ravanello, Andy Boy, Gaspo Harmônica, Nivaldo Ornellas, Robertinho Silva e Ary Piassarollo, e participou do projeto Rock De Galpão, substituindo o guitarrista original em alguns shows.

Eduardo da Silva Quintian, natural de Rio Grande (RS), e morando atualmente em Porto Alegre (RS), Gambona viveu em São Paulo (onde teve os primeiros contatos com a guitarra), Paraná e Santa Catarina. Viajou para os E.U.A., Espanha e Portugal, entre 1997 e 1998, onde teve contato com vários músicos locais e participando de várias jams de blues e rock.

Gravou e lançou em 2001 o CD intitulado “Gambona” apresentandouma sonoridade bluseira, e um forte sotaque roqueiro, além de temas instrumentais e acústicos de alta qualidade técnica. Em Porto Alegre, participou da 4ª edição do Natu Blues Festival, no bar Opinião em 2004 e no início de janeiro de 2009, participou em Punta del Este (Uruguay), da primeira edição do “El Mercoblues”, com o gaitista Ale Ravanello (Brasil), entre outros artistas da cena Blues da Argentina, Uruguay e Chile.

Autodidata, com mais de quarenta anos de carreira musical, Gambona participou como único brasileiro convidado do Festival de Blues, “El Mercoblues” (edição Chile) realizado em Santiago (Chile) e na praia de Punta del Tralca (Oceano Pacífico-Chile), junto com artistas locais, argentinos e uruguaios. Começou a integrar a banda de rock “Histórias do Rock Gaucho”, em 2009, com dois CDs gravados, sendo o segundo tocando e gravando releituras de clássicos de bandas e artistas gaúchos, com roupagem própria.

Gambona começou uma parceria, endorsando as guitarras LEDUR, fabricadas em Cachoeirinha – RS, mostrando a qualidade do instrumento gaúcho. Recebeu 5 indicações para o Prêmio Açorianos de Música de 2010, 3 de melhor compositor, melhor CD e melhor intérprete.

O terceiro CD acústico “Bourbon Blues”, junto com o gaitista Ale Ravanello foi lançado em 2011 e no ano de 2012 recebe indicação ao Prêmio Açorianos de 2011 como instrumentista, pelo CD “Bourbon Blues”, ganhando o prêmio como melhor instrumentista no gênero POP. logo em seguida o músico lança o DVD “Bourbon Blues Ao Vivo”.
Em 2015 Gambona lançou o ser quarto CD “Longe de Qualquer Lugar”.

Diferente dos discos anteriores, que trilhavam entre o blues e o rock, Gambona lançou em 2019 o disco “Ventos do Sul”, um trabalho totalmente instrumental, trazendo 13 músicas autorais, gravado, mixado e produzido por Gambona e Mário Marmo Farias Peirano Jr, e a masterizalao ficou sob a responsabilidade de Ciro Moreau.

Em 2022 gravou o disco instrumental “Ventos do Sul 2”, uma continuação de Ventos do Sul, seguindo o estilo do anterior com composições inspiradas em locais do sul, natureza e meio-ambiente, fotografias sonoras. O disco contou com as participações de Felipe Kern Moreira nos teclados na maioria das músicas, Marcos Mesquita na viola de 10 cordas em “Capilha” e Gilberto Franco no teclados em “Farol das Orcas”.

Gambona participa do projeto “Guitarras da Cidade” junto com mais dois guitarristas, Paulinho Barcellos e James Liberato, de estilos diferentes, onde se apresentam tocando temas autorais, misturando o blues de Gambona, o jazz-fusion de Paulinho Barcellos e o jazz Brasil de James Liberato.

Ste oficial: http://www.gambona.com.br/site/index.php?link=home

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img