A Coreia do Sul realizou um desfile militar de grande escala no centro de Seul pela primeira vez em uma década, mostrando sua posição de aumentar a capacidade de dissuasão contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.
O desfile foi realizado na noite de terça-feira (26), para marcar os 75 anos da fundação do exército sul-coreano. Cerca de 4.000 soldados participaram do evento, enquanto o tráfego foi restrito em uma das principais ruas do centro de Seul.
O desfile exibiu tanques, artilharia autopropulsada, um interceptador de mísseis de longo alcance para lidar com as ameaças nucleares e de mísseis de Pyongyang, bem como mísseis Hyunmoo.
As tropas dos EUA estacionadas na Coreia do Sul também desfilaram, mostrando a união entre as forças armadas dos dois países.
Alguns espectadores que se alinharam na rua sob a chuva disseram que os militares mostraram sua força, enquanto outros disseram que estão orgulhosos das tropas.
A Coreia do Sul costumava realizar o desfile uma vez a cada cinco anos. Mas o evento não foi realizado durante o governo anterior de Moon Jae-in, que deu importância ao diálogo com o Norte. O desfile de terça-feira foi o primeiro desde 2013.
No início do dia, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, alertou, em um discurso que, se Pyongyang usar armas nucleares, seu regime será encerrado por uma resposta esmagadora da aliança Coreia do Sul-EUA.
- Aniversário solidário de Cristiane Yokoyama reúne amigos - 24 de fevereiro de 2025 7:24 am
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am