Uma empresa de análise de blockchain dos EUA afirma que hackers norte-coreanos transferiram recentemente 21,9 milhões de dólares em criptomoedas roubadas para uma bolsa com sede na Rússia, para lavar ativos criptográficos ilícitos.
A Chainalysis diz que se acredita que o valor seja parte da criptomoeda roubada de empresas norte-americanas no ano passado. De acordo com o relatório, a aliança entre a Coreia do Norte e a Rússia no espaço cibernético representa uma ameaça à segurança.
Um painel de especialistas das Nações Unidas afirma que hackers norte-coreanos vinculados ao Estado roubaram grandes quantidades de criptomoedas e que os lucros poderiam ser usados para financiar programas nucleares e de mísseis.
A Chainalysis acredita que o Norte está transferindo as criptomoedas roubadas para bolsas de valores na Rússia porque é “o lugar mais seguro” para evitar a detecção, uma vez que as nações ocidentais reforçam as sanções contra o Norte.
A empresa estima que, somente neste ano, a Coreia do Norte já roubou mais de 340 milhões de dólares em criptomoedas.
Em uma entrevista à NHK, o CEO da Chainalysis, Michael Gronager, disse que “o que vemos hoje é uma Rússia que já foi sancionada” economicamente e que, portanto, não tem nada a perder ao trabalhar com a Coreia do Norte.
Ele disse que o relacionamento se fortaleceu como resultado, levantando sérias preocupações.
Gronager disse que é vital que os governos melhorem sua capacidade de impedir a lavagem de dinheiro e confiscar ativos de criptografia roubados por meio de hackers.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm