A Coreia do Norte está enviando uma delegação para os Jogos Asiáticos que serão abertos na cidade de Hangzhou, no leste da China, no sábado (23).
O comitê organizador dos Jogos diz que a Coreia do Norte enviará uma delegação de 191 atletas e oficiais para 18 competições esportivas. Quarenta e cinco países e territórios estão participando dos Jogos de Hangzhou.
A equipe de futebol masculino da Coreia do Norte jogou contra Taiwan na terça-feira (19), antes da cerimônia de abertura. Os jogadores, vestindo camisetas com a bandeira norte-coreana, foram vistos se dirigindo ao local da partida em um clima descontraído.
É a primeira vez, desde a pandemia do coronavírus, que Pyongyang enviará uma delegação a um grande evento esportivo no exterior.
A mídia sul-coreana diz que o Norte pode aproveitar a oportunidade para enviar um oficial sênior à China. Juntamente com a Rússia, a China é o principal apoiador de Pyongyang.
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, visitou recentemente a Rússia e se encontrou com o presidente, Vladimir Putin, pela primeira vez em quatro anos, aparentemente para fortalecer os laços bilaterais.
Fontes diplomáticas dizem que o ministro dos esportes da Coreia do Norte, Kim Il Guk, provavelmente participará da cerimônia de abertura dos Jogos. As atenções estão voltadas para a possibilidade de envio de mais uma autoridade de alto escalão para a China.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am