3.7 C
Kóka
segunda-feira, 24 fevereiro, 2025 4:58: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Concluída a primeira rodada de liberação de água tratada da usina de Fukushima Daiichi

A operadora da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi informou que a primeira rodada de liberação de água tratada e diluída no mar foi concluída. A empresa afirma que não houve problemas com os equipamentos ou procedimentos.

A operadora da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi informou que a primeira rodada de liberação de água tratada e diluída no mar foi concluída. A empresa afirma que não houve problemas com os equipamentos ou procedimentos.

A Tokyo Electric Power Company – TEPCO, anunciou que a operação da primeira rodada terminou pouco depois do meio-dia de segunda-feira. A descarga começou em 24 de agosto.

A empresa liberou cerca de 460 toneladas de água tratada no oceano por dia, depois de diluí-la com grandes quantidades de água do mar.

A TEPCO afirma que, na primeira rodada, liberou 7.800 toneladas de água tratada, conforme planejado – o equivalente a 10 tanques cheios no complexo da usina.

Análises de amostras de água retiradas do mar em um raio de 3 quilômetros da usina mostraram uma concentração máxima de trítio de 10 becquerels por litro. Isso está muito abaixo de 700 becquerels por litro, o nível estabelecido pela empresa de serviços públicos para suspender a liberação.

A TEPCO disse que passará cerca de três semanas inspecionando as instalações de descarga e iniciará a segunda rodada quando os preparativos estiverem concluídos.

A empresa planeja realizar quatro rodadas de descarga de água durante o ano fiscal que termina em março próximo. Um total de 31.200 toneladas de água será liberado – o equivalente a cerca de 40 tanques cheios.

A usina de Fukushima Daiichi sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de 2011. A água usada para resfriar o combustível derretido tem se misturado à chuva e à água subterrânea.

A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio. A água tratada é armazenada em mais de 1.000 tanques.

Antes de liberar a água tratada no mar, o operador da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para água potável.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img