O governo da Armênia revelou que cerca de 70% dos armênios étnicos em Nagorno-Karabakh fugiram da região depois que o Azerbaijão realizou uma operação militar no local.
O governo disse na sexta-feira (29), que 88.780 de um total estimado de 120.000 residentes de etnia armênia chegaram à Armênia. Os evacuados fugiram de suas casas temendo a opressão do governo do Azerbaijão.
O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, teria dito no dia anterior que não haveria mais armênios em Nagorno-Karabakh nos próximos dias.
Os armênios étnicos estabeleceram uma república autoproclamada na região há muito disputada pelo Azerbaijão e pela Armênia.
Mas o exército azerbaijano lançou uma ofensiva em 19 de setembro e os forçou a concordar em se desarmar. Foram iniciados os procedimentos para dissolver a república autoproclamada até o dia de Ano Novo de 2024.
Acredita-se que o governo do Azerbaijão esteja tomando medidas para integrar Nagorno-Karabakh.
Enquanto isso, um depósito de combustível perto da principal cidade da região, Stepanakert, explodiu na segunda-feira (25), quando muitos moradores de etnia armênia estavam fugindo em veículos.
As autoridades locais disseram na sexta-feira (29), que o número de mortos na explosão subiu para 170. Anteriormente, elas haviam dito que a explosão havia matado pelo menos 68 pessoas e deixado 105 desaparecidas.
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 3 de fevereiro de 2025 9:46 am
- Festa de 15 anos de Bianca Narita celebra família e amizades em Shiga - 3 de fevereiro de 2025 9:26 am