2.5 C
Kóka
segunda-feira, 24 fevereiro, 2025 10:55: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Cápsula espacial da NASA com amostras de asteroides retorna à Terra

A cápsula espacial da NASA contendo amostras de asteroides pousou com sucesso em um deserto dos EUA. Esse é apenas o terceiro exemplo de amostras desse tipo trazidas de volta à Terra após as missões Hayabusa e Hayabusa2 do Japão.

A cápsula espacial da NASA contendo amostras de asteroides pousou com sucesso em um deserto dos EUA. Esse é apenas o terceiro exemplo de amostras desse tipo trazidas de volta à Terra após as missões Hayabusa e Hayabusa2 do Japão.

A sonda espacial OSIRIS-REx da NASA decolou da Terra em 2016 e pousou no asteroide Bennu, a cerca de 300 milhões de quilômetros de distância. Ela coletou amostras de rocha e poeira da superfície do asteroide antes de retornar à Terra.

A espaçonave liberou a cápsula na atmosfera da Terra no domingo (24). A cápsula abriu seus paraquedas e aterrissou no solo do estado de Utah, no oeste dos EUA.

Uma equipe da NASA e de outros funcionários recuperou a cápsula, que mede cerca de 80 centímetros de diâmetro e aproximadamente 50 centímetros de altura.

Os técnicos desmontarão a cápsula e removerão um recipiente que, segundo estimativas, contém cerca de 250 gramas de espécimes de asteroides. Em seguida, a equipe transportará o recipiente para o Johnson Space Center da NASA, no Texas, antes de abri-lo em uma sala limpa especial para ver o que há dentro dele.

Pesquisadores de todo o mundo estão aguardando a análise das amostras para esclarecer melhor como a vida se formou na Terra e como o sistema solar surgiu.

A sonda OSIRIS-REx começou a voar para longe da Terra novamente em uma nova missão para outro asteroide.

O líder da missão Hayabusa2 do Japão estava nos EUA para assistir à descida da cápsula da NASA na Terra. Tsuda Yuichi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, parabenizou a equipe da NASA pela conclusão do projeto.

Ele disse que uma nova página significativa foi adicionada à história do que ele chama de “missões definitivas de exploração espacial” de trazer de volta amostras de asteroides para a Terra.

Tsuda disse que está ansioso para ver os resultados das análises científicas das amostras de Bennu.

Ele disse que a missão da NASA proporcionou um ponto de apoio para que os seres humanos enviassem sondas mais profundamente ao espaço em busca de uma melhor compreensão de como o universo funciona e como a vida nasceu.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img