O governo canadense divulgou na sexta-feira (1), um esboço de plano para implementar uma lei recém-promulgada que exige que os gigantes da Internet paguem indenização à mídia do país.
O parlamento canadense aprovou a Lei de Notícias Online em junho, que foi criada para proteger os meios de comunicação nacionais.
A Bloomberg informou que a Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram, e o Google serão obrigados a pagar pelo menos 4% de suas receitas anuais no Canadá quando publicarem links para notícias canadenses em suas plataformas.
As estimativas do governo canadense mostram que o Facebook deverá pagar 62 milhões de dólares canadenses, ou cerca de 46 milhões de dólares americanos, por ano, e o Google deverá pagar 172 milhões de dólares canadenses, ou cerca de 126 milhões de dólares americanos, por ano, de acordo com a lei.
O Meta vem reagindo fortemente à legislação. Ela interrompeu a distribuição de notícias no Canadá em seu Facebook e Instagram desde agosto.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, criticou a Meta por bloquear notícias sobre os incêndios devastadores que forçaram a evacuação de dezenas de milhares de pessoas no Canadá neste verão. Ele disse que o Facebook está colocando os lucros da empresa à frente da segurança das pessoas.
Mas após o anúncio de Ottawa na sexta-feira, o Meta disse que não mudará sua decisão de bloquear notícias no Canadá.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am