Líderes de todo o mundo se reunirão novamente neste fim de semana para a cúpula do G20 em Nova Délhi. Alguns estão programados para se encontrarem pessoalmente antes disso.
A Casa Branca informou que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, manterão conversações bilaterais na sexta-feira (8). É provável que eles coordenem políticas antes do início da sessão oficial da cúpula do G20 no dia seguinte.
A guerra na Ucrânia e as mudanças climáticas estarão entre as questões discutidas durante a sessão de dois dias. A Índia quer que um comunicado conjunto seja divulgado no final e que a Ucrânia seja mencionada. Mas pode ser difícil para os líderes chegarem a um consenso.
Biden e Modi se encontraram em junho, quando o primeiro-ministro indiano fez uma visita de Estado aos EUA. Naquela ocasião, eles concordaram em reforçar a cooperação em defesa.
O governo Biden vem tentando estreitar os laços com a Índia para combater a crescente influência global da China.
A Índia e a China estão envolvidas em disputas territoriais.
Uma delas é sobre a região do Himalaia. O mapa padrão divulgado por Pequim na semana passada incluía áreas disputadas marcadas como território chinês. A Índia condenou a medida.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am