A mídia dos EUA informou que o presidente Joe Biden disse ao seu colega ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que Washington enviará o Sistema de Mísseis Táticos do Exército para Kiev.
Os dois líderes se reuniram na Casa Branca na quinta-feira. Na ocasião, um alto funcionário da Casa Branca anunciou um novo pacote de assistência dos EUA para a Ucrânia, avaliado em até 325 milhões de dólares. Mas a lista de itens planejada não incluía o sistema de mísseis superfície-superfície de longo alcance conhecido como “surface-to-surface missile system – ATACMS”.
O sistema de mísseis tem um alcance de até 300 quilômetros. A Ucrânia solicitou o sistema várias vezes.
Na sexta-feira (22), a NBC News citou várias autoridades dos EUA dizendo que Biden havia informado Zelenskyy sobre o fornecimento do sistema.
O veículo acrescentou que as autoridades não informaram quando os mísseis seriam entregues ou quando seria feito um anúncio público.
Biden foi cauteloso ao fornecer o sistema, pois foi apontado que eles poderiam atacar profundamente o território russo, potencialmente provocando Moscou.
Observadores dizem que Biden, aparentemente, espera ajudar as forças ucranianas enquanto elas continuam sua contraofensiva.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse a repórteres em Nova York na sexta-feira que não tem nada a dizer ou anunciar sobre um determinado sistema de armas.
Zelenskyy, que estava no Canadá, não respondeu diretamente sobre a reportagem. Ele observou que haveria um acordo sobre a maior parte do que ele discutiu com o presidente dos EUA.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am