A assembleia de uma cidade no oeste do Japão votou a favor de que as autoridades municipais participem da primeira etapa de um processo governamental para selecionar um local de descarte final para resíduos radioativos de alto nível.
A assembleia da cidade de Tsushima, na província de Nagasaki, recebeu petições de ambos os grupos, apoiando e se opondo à aceitação pela cidade da chamada pesquisa bibliográfica. Em agosto, seu comitê especial adotou, por maioria de votos, a petição para solicitar a pesquisa.
Na terça-feira (12), a assembleia votou a moção com cerca de 70 residentes observando.
A assembleia adotou a moção com 10 membros votando a favor e 8 contra. O prefeito Hitakatsu Naoki tem a palavra final.
Antes da votação, o prefeito disse que anunciaria sua decisão durante a sessão plenária da assembleia, que está programada para encerrar em 27 de setembro.
Uma lei exige que os resíduos radioativos de alto nível das usinas nucleares sejam enterrados em um local de disposição final construído a mais de 300 metros de profundidade.
O governo está conduzindo um processo de seleção, de 20 anos, em três etapas, para escolher um local.
Os municípios que aceitarem a pesquisa inicial são elegíveis para subsídios estatais de até 2 bilhões de ienes, ou cerca de 14 milhões de dólares.
A pesquisa inicial está em andamento desde 2020 em dois municípios da província de Hokkaido, no norte do país.
O governo espera que mais municípios se inscrevam para a pesquisa inicial.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am