Os membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, Association of Southeast Asian Nations – ASEAN, fortaleceram a cooperação em segurança marítima por meio de seu primeiro exercício militar conjunto em ilhas indonésias, no Mar do Sul da China, onde a China tem aumentado as atividades marítimas.
A Indonésia foi a anfitriã dos exercícios militares que ocorreram de terça-feira (19), a sábado (23), nas Ilhas Natuna e em outros locais. Jacarta ocupa este ano a presidência rotativa da ASEAN.
Quatro países membros, incluindo Indonésia e Cingapura, enviaram embarcações navais para realizar patrulhas marítimas e operações de resgate.
O exercício do último dia foi baseado em um cenário de um desastre de grande escala que ocorreu em uma ilha. Os participantes confirmaram sua cooperação em atividades como a entrega de suprimentos de socorro por aeronaves militares.
O exercício conjunto ocorreu em meio às crescentes tensões com Pequim sobre o Mar do Sul da China.
No mês passado, Pequim publicou um novo mapa reivindicando a maior parte do Mar do Sul da China, incluindo as águas disputadas, como território chinês. Isso gerou protestos de vários membros da ASEAN.
Nos últimos anos, navios chineses entraram nas zonas econômicas exclusivas da Indonésia.
O líder militar da Indonésia, Yudo Margono, disse que a reunião de embarcações navais de vários países terá um impacto estratégico na estabilidade regional. Aparentemente, ele tinha a China em mente, embora tenha evitado mencionar o nome do país.
Alguns meios de comunicação informaram que a Indonésia planejou, inicialmente, realizar o exercício conjunto em águas próximas à sua ZEE, mas mudou o local, dizendo que não se tratava de uma operação de combate.
A mudança de local, aparentemente, foi feita para evitar provocar excessivamente a China, que é o maior parceiro comercial da ASEAN.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am