0.9 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 1:56: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Vice-presidente de Taiwan vai aos EUA a caminho do Paraguai

O vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, partiu para os Estados Unidos, onde fará uma escala, a caminho do Paraguai. A China reagiu fortemente à sua decisão e deu a entender uma possível contramedida.

O vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, partiu para os Estados Unidos, onde fará uma escala, a caminho do Paraguai. A China reagiu fortemente à sua decisão e deu a entender uma possível contramedida.

Lai está programado para visitar o Paraguai, com escala na cidade de Nova York, para participar da cerimônia de posse do presidente eleito, Santiago Pena, na terça-feira. O Paraguai tem relações diplomáticas com Taiwan. Lai planeja retornar a Taiwan na próxima sexta-feira, com uma escala em São Francisco.

Antes de deixar Taiwan no sábado (12), Lai expressou sua intenção de usar sua visita ao Paraguai para realizar intercâmbios “autoconfiantes” com líderes de outros países.

Porém, ele não forneceu nenhum detalhe sobre suas escalas nos Estados Unidos. Tornou-se habitual que o presidente e o vice-presidente de Taiwan transitem pelos Estados Unidos a caminho de outros países com os quais Taiwan tem laços diplomáticos.

Entretanto, o governo chinês expressou firmemente sua oposição a qualquer forma de interação oficial entre os EUA e a região de Taiwan.

Ele disse que monitoraria de perto a situação em torno da viagem de Lai e tomaria medidas enérgicas para proteger a soberania e a integridade territorial do país.

A China realizou exercícios militares em torno de Taiwan depois que a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, encontrou-se com o presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy, durante sua passagem pelos EUA em abril.

Existe a preocupação de que a China possa usar as observações ou o comportamento de Lai durante sua viagem como pretexto para aumentar as tensões.

Espera-se que Lai concorra à próxima eleição presidencial, em janeiro, como candidato do Partido Democrático Progressista, que está no poder.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img