O vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, fez uma escala em São Francisco ao retornar do Paraguai.
Lai partiu de Taiwan no último sábado (12). Ele também fez uma breve parada em Nova York a caminho do Paraguai, onde participou da cerimônia de posse do novo presidente do país sul-americano, Santiago Pena, na terça-feira (15).
Como os EUA e Taiwan não têm relações diplomáticas oficiais, a presidente de uma organização que lida com relações não oficiais, Laura Rosenberger, cumprimentou Lai no aeroporto de São Francisco na quarta-feira (16). Rosenberger é uma ex-funcionária sênior da Casa Branca.
Uma recepção foi realizada em um hotel com a presença de pessoas de Taiwan e de outros países. A ex-secretária de Segurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, também compareceu junto com Rosenberger.
Lai disse que os laços entre Taiwan e os EUA eram “incrivelmente bons” sob a liderança da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.
Ele continuou dizendo que fará tudo o que puder “para levar Taiwan continuamente adiante com a paz como farol e a democracia como bússola”. Espera-se que Lai concorra na próxima eleição presidencial em janeiro como candidato do Partido Democrático Progressista.
Lai conversou brevemente com a Secretária do Interior dos EUA, Deb Haaland, na cerimônia de posse no Paraguai, mas não se sabe se ele manteve contato com autoridades do governo dos EUA enquanto esteve nos EUA.
Lai retornará a Taiwan na sexta-feira (18). Pequim afirmou que a China se opõe firmemente a qualquer forma de contato oficial entre os EUA e Taiwan. Os observadores estão se concentrando em saber se a China tomará contramedidas contra Taiwan.
- China anuncia tarifa de 34% sobre produtos dos EUA - 5 de abril de 2025 3:53 am
- Mianmar em ruínas uma semana após forte terremoto - 5 de abril de 2025 3:49 am
- Discrepâncias surgem sobre método de tarifas recíprocas de Trump - 5 de abril de 2025 2:21 am