5.1 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 10:32: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Uma Terra Só apresenta Cláudio Motta & Carolina Assad

Alguém já disse que “todo poema quer ser música”, mas nós acreditamos que o inverso também é uma boa definição... por que não?

Alguém já disse que “todo poema quer ser música”, mas nós acreditamos que o inverso também é uma boa definição… por que não?

Breve e Pequenas Horas são os ơtulos de dois álbuns lançados por Cláudio Motta e Carolina Assad no mês de maio de 2023. As canções dos álbuns são composições de Cláudio sobre os poemas de Christiana Nóvoa, poeta carioca de grande talento. Os álbuns resultaram no espetáculo: Breve & Pequenas, um Show.

No palco: música e poesia entrelaçados por arranjos de Cláudio, no telão as imagens resultantes dessa união criadas por Cláudio. O resultado é pouco mais de uma hora de lirismo poético, harmonias impressionantes, o canto afinadíssimo de Carolina Assad somando-se para que a plateia tenha uma experiência inesquecível e de muita sensibilidade artística.

A canção “Veredas”, lançada por Cláudio Motta, inspirada na obra de João Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas é uma das suas mais belas interpretações. A música também resultou em um belo clip disponível no Youtube. Cantor, compositor e produtor musical, Cláudio Motta começou a compor ainda jovem. Suas composições possuem características muito pessoais e, por vezes, incomuns. No final dos anos 70 e início de 80, se apresentou em várias casas importantes na época.

Na segunda metade dos anos 80, com A Banda Ou Nada, se apresentou por todo o Rio de Janeiro em Teatros, casas de show e bares, com um repertório variado, mas , sobretudo, com suas composições.

No final dos anos 90, devido ao seu interesse pelos compositores da Era de Ouro da Rádio Nacional e de seu interesse pela história do Rio Antigo, em 2005, teve a ideia de unir esses assuntos tão próximos e criou o Bambo de Bambu, grupo inteiramente dedicado aos compositores do período pós Pereira Passos até os anos 50 do século 20.

Nesta fase, elaborou arranjos modernos e, por vezes, surpreendentes de clássicos da melhor música popular brasileira além de muitas músicas esquecidas e descobertas em pesquisas feitas por ele. Cláudio possuía um gigantesco arquivo com fotos e filmes antigos do Rio e dele fez um longa-metragem, que é rodado durante as apresentações do grupo, ainda em atividade.

Compôs para peças teatrais, foi membro da Cooperativa de Músicos Veia Musical, onde participou de um CD com duas músicas de sua autoria. Teve músicas gravadas por Nilze de Carvalho e Carol Assad e contou em seus shows com participações de grandes artistas como: Oscar Bolão, Cristina Buarque, Tibério Gaspar ( que se tornou um parceiro de composição).

Em 2018, lançou seu primeiro CD autoral pela gravadora Fina Flor com participações importantes como: Paulão Sete Cordas, Jards Macalé, Marcos Suzano, Nilze de Carvalho, entre muitos outros.

Lançou o CD “A Roda Do Tempo” e o single “Céu Deserto”, música, arranjo e produção próprios, interpretada pela cantora Carol Assad e no final de março de 2020, lançou a música ”Merecias”. Seu trabalho pode ser ouvido em todas as plataformas digitais do mundo.

https://www.claudiomotta.com/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img