O vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia e o embaixador do Japão em Kiev confirmaram que os dois países continuarão a cooperar no setor de energia.
O gabinete presidencial disse na quarta-feira (16), que Oleksiy Kuleba havia se reunido com o embaixador Matsuda Kuninori em Kiev. Fontes afirmam que a reunião foi realizada na terça-feira (15).
Kuleba disse a Matsuda que a assistência do Japão no setor de energia é mais valiosa do que nunca, afirmando que este inverno será mais difícil do que o anterior, pois a Rússia continuará a atacar a infraestrutura de energia da Ucrânia.
Kuleba também apontou a necessidade urgente de equipar abrigos antibombas em instituições educacionais antes do novo período escolar que começa no próximo mês, para dar às crianças a oportunidade de estudar e garantir sua segurança. Ele expressou sua expectativa quanto ao apoio do Japão nessa área.
As fontes disseram que o embaixador transmitiu as opiniões do G7 sobre como promover a restauração e a reconstrução da Ucrânia. O Japão é o atual presidente do Grupo das Sete Nações.
Matsuda disse à NHK que havia transmitido a importância de fortalecer a autoridade dos governos locais para a reconstrução da Ucrânia. Ele expressou a esperança de uma cooperação mais estreita entre os dois países.
- Rosto de Lula usado em alerta sobre furtos na Itália - 22 de janeiro de 2025 7:23 am
- Marco Rubio é confirmado como secretário de Estado dos EUA - 22 de janeiro de 2025 5:20 am
- Iene oscila após ameaça de tarifas de Trump - 22 de janeiro de 2025 5:16 am