A temperatura chegou a 40 graus Celsius em uma cidade da região central do Japão, à medida que o calor sufocante continua a dominar o arquipélago japonês, aumentando os riscos de insolação.
Segundo as autoridades meteorológicas, a temperatura máxima de quinta-feira (10), foi de 40 graus na cidade de Komatsu, província de Ishikawa, no Mar do Japão. Essa temperatura igualou o recorde deste ano no Japão, registrado na cidade de Date, na província de Fukushima, em 5 de agosto.
As autoridades dizem que o ar quente continuou a fluir em amplas regiões do sul devido à tempestade tropical Khanun. De acordo com as autoridades, o lado do Mar do Japão também foi atingido pelo fenômeno foehn, no qual uma massa de ar fica seca e quente ao descer as encostas das montanhas.
As temperaturas subiram para 39,6 graus na cidade de Sanjo, província de Niigata, e 39,3 graus na cidade de Hirosaki, província de Aomori.
A Agência Meteorológica do Japão diz que é a primeira vez que a temperatura ultrapassa os 38 graus em Aomori, no norte do país, desde que os registros começaram a ser feitos.
A agência adverte que o calor persistirá na sexta-feira (11), com a máxima prevista para o dia atingindo 39 graus na cidade de Tottori, na cidade de Toyooka, na província de Hyogo, e na cidade de Nagaoka, na província de Niigata.
A agência e o Ministério do Meio Ambiente emitiram um alerta de insolação para sexta-feira (11), em 25 das 47 prefeituras do país.
Espera-se que o calor escaldante de 35 graus ou mais continue até segunda-feira (14), no norte do Japão e até terça-feira (15), no leste e oeste do país.
As autoridades meteorológicas estão pedindo às pessoas que tomem cuidado extra para evitar insolação.
Eles estão aconselhando as pessoas a evitarem sair de casa sem necessidade, a usarem o ar-condicionado adequadamente em ambientes fechados e a beberem água com frequência, mesmo que não sintam sede.
- Talibã espera “novo capítulo” com governo Trump - 8 de novembro de 2024 12:42 pm
- Saito Tetsuo, Ministro da Terra, assumirá liderança do Komeito no Japão - 8 de novembro de 2024 10:01 am
- Programa “O Sul em Cima” 34/2024 destaca Carlos Patrício e Necka Ayala - 8 de novembro de 2024 9:46 am