As autoridades taiwanesas propuseram um orçamento de defesa recorde para 2024, totalizando mais de 600 bilhões de dólares taiwaneses, ou cerca de 19 bilhões de dólares americanos, à medida que a China aumenta a pressão militar.
A presidente, Tsai Ing-wen, foi informada sobre a proposta na segunda-feira (21), por funcionários do Yuan Executivo, ou Gabinete.
O orçamento proposto é de 606,8 bilhões de novos dólares taiwaneses, um aumento de 4,5% em relação ao ano atual. Ele inclui um orçamento especial, que os analistas acreditam que será gasto na aquisição de caças F-16V avançados e na produção em massa de mísseis e outros equipamentos.
Se aprovado, será a primeira vez que os gastos com defesa ultrapassarão 600 bilhões de dólares taiwaneses. Tsai disse que isso representa 2,5% do PIB de Taiwan.
O gabinete presidencial de Taiwan divulgou um vídeo mostrando Tsai sendo informada sobre o orçamento proposto. Ela disse que Taiwan deve continuar fortalecendo sua capacidade de autodefesa e demonstrar sua determinação de autodefesa para garantir sua segurança e seus interesses e conquistar mais apoio internacional.
A carga sobre as forças militares taiwanesas tem aumentado, uma vez que elas lançaram jatos e tomaram outras medidas em resposta à crescente pressão dos militares chineses.
As forças chinesas têm intensificado as atividades envolvendo aeronaves e embarcações ao redor de Taiwan.
Na semana passada, o Ministério da Defesa de Taiwan disse que aumentaria seus gastos com combustível no próximo ano em cerca de 50% a partir de 2023.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am