O Comitê Preparatório para a conferência de revisão de 2026 do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares abriu sua primeira sessão na Áustria.
A reunião em Viena começou na segunda-feira (31), em um momento em que a situação global sobre as armas nucleares está se tornando cada vez mais grave em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Nakamitsu Izumi, a Alta Representante da ONU para Assuntos de Desarmamento, disse no início da reunião que a competição e a tensão geopolíticas estão aumentando para o nível mais alto das últimas décadas, aprofundando a divisão entre as principais potências. Ela observou que os gastos militares também estão aumentando e que não há diálogo, mas um sentimento de desconfiança que está se espalhando.
Ela continuou dizendo que o TNP é o alicerce do desarmamento nuclear e da não proliferação, e é fundamental para manter as normas contra as armas nucleares.
A conferência de revisão anterior, em agosto passado, não conseguiu adotar um documento final devido à oposição da Rússia.
A Rússia ameaçou, repetidamente, usar armas nucleares. Moscou também revelou um plano para implantar armas nucleares táticas em seu aliado vizinho, Belarus.
A Polônia reagiu a essa medida anunciando que estava tentando participar do programa de compartilhamento nuclear da OTAN, de acordo com a política de dissuasão nuclear da aliança.
No leste da Ásia, a Coreia do Norte realizou uma série de lançamentos de mísseis balísticos como parte de seus programas nucleares e de mísseis. Também se diz que a China está expandindo sua força nuclear.
A sessão preparatória durará até 11 de agosto. As Nações Unidas e alguns países esperam usar a reunião para destacar a desumanidade das armas nucleares e impulsionar o desarmamento nuclear.
Mas poderá haver alguns debates acalorados em meio à grave situação de segurança. O mundo está atento para ver se os delegados chegarão a algum tipo de acordo.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am