Os delegados que participaram da sessão preparatória na Áustria para a Conferência de Revisão de 2026 das partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares ouviram o representante russo na terça-feira (1). Mikhail Kondratenkov disse que a OTAN se tornou um “bloco nuclear militar” cuja capacidade estratégica combinada excede a da Rússia.
Kondratenkov disse que os orçamentos militares dos países da OTAN e de seus aliados correspondem a cerca de dois terços dos gastos globais. Ele acrescentou que “ouviu relatos” de que os EUA e seus aliados têm planos de instalar armas nucleares na Europa Oriental.
O representante polonês Adam Bugajski criticou os russos por instalarem armas nucleares em Belarus. Ele disse que a medida viola seus compromissos com o Tratado de Não Proliferação Nuclear.
Bugajski também apontou para as tropas russas que ocupam ilegalmente o complexo nuclear de Zaporizhzhia e disse que suas ações estão “em clara contradição” com a Agência Internacional de Energia Atômica.
Kondratenkov qualificou as acusações como “puramente cínicas”. Ele disse que a Polônia é um dos países que está tentando hospedar armas nucleares da OTAN e que aqueles que acusam a Rússia de violar as regras da AIEA deveriam provar a acusação ou “guardá-la para si”.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm