Uma tempestade está se aproximando novamente de Okinawa e da região de Amami, na província de Kagoshima, no sudoeste do Japão. As autoridades dizem que a Tempestade Tropical Khanun está se movendo lentamente e pedem cautela contra fortes rajadas de vento, ondas altas, ondas de tempestade e chuva forte até domingo (6).
O Khanun já causou destruição em Okinawa, no início desta semana.
As autoridades dizem que a tempestade pode mudar de curso mais tarde e se aproximar do oeste do Japão no início da próxima semana.
A Agência Meteorológica do Japão estima que, às 5 horas da manhã de sábado, o Khanun estava sobre as águas a 160 quilômetros ao norte da ilha de Kumejima, em Okinawa, seguindo na direção leste-nordeste a 10 quilômetros por hora.
A tempestade está trazendo ventos de até 108 quilômetros por hora perto de seu centro, com rajadas máximas de 162 quilômetros por hora.
Grande parte da região da ilha principal de Okinawa está na zona da tempestade.
A precipitação máxima em 72 horas atingiu 498,5 milímetros em Kumejima e 415,5 milímetros no aeroporto de Shimojishima, na cidade de Miyakojima. Ambos são recordes para agosto.
Os ventos da tempestade podem ser fortes o suficiente para derrubar caminhões em movimento.
No sábado, a velocidade máxima do vento pode chegar a 108 quilômetros por hora em Okinawa e Amami, e a 72 quilômetros por hora no sul de Kyushu. Ventos ainda mais fortes podem soprar no domingo.
As águas de Okinawa e Amami estarão extremamente agitadas até domingo. As ondas altas e as ondas de tempestade podem causar inundações na região da ilha principal de Okinawa.
Espera-se também que a tempestade traga chuvas torrenciais e relâmpagos.
A precipitação, nas 24 horas até o final da noite de sábado, pode chegar a 200 milímetros em Okinawa e Amami, e 150 milímetros no sul de Kyushu.
Espera-se que a tempestade se desloque para o norte e se aproxime do oeste do Japão no início da próxima semana. Espera-se que a chuva se intensifique em Shikoku, Kinki e Tokai a partir de segunda-feira.
As autoridades meteorológicas estão aconselhando cautela contra deslizamentos de terra, rios cheios e inundações em áreas baixas.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am