Os chefes de relações exteriores do G7 afirmam que “condenam com veemência” o último lançamento da Coreia do Norte que utilizou tecnologia de mísseis balísticos.
Os diplomatas do G7 emitiram uma declaração conjunta depois que a Coreia do Norte realizou o lançamento de sua área noroeste na manhã de quinta-feira (24). Pyongyang disse que sua segunda tentativa de lançar um satélite de reconhecimento militar havia fracassado.
Os ministros afirmam que o lançamento representa uma “violação clara e flagrante” de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e “representa uma grave ameaça à paz e à estabilidade regional e internacional”.
As autoridades exigem que a Coreia do Norte abandone seus programas nucleares e de mísseis “de maneira completa, verificável e irreversível”.
Eles pedem que Pyongyang cumpra integralmente todas as obrigações previstas nas resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU.
Os ministros também conclamam a Coreia do Norte a aceitar as repetidas ofertas de diálogo incondicional apresentadas pelo Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm