O presidente da Indonésia, Joko Widodo, expressou otimismo de que seu país poderá comemorar o Dia da Independência em 17 de agosto do próximo ano na nova capital, Nusantara.
A construção está em andamento para transferir a capital da Indonésia de Jacarta para um local na ilha de Kalimantan, a cerca de 2.000 quilômetros de distância. Há anos, a megacidade de Jacarta vem enfrentando problemas de congestionamento de tráfego e poluição do ar.
O governo indonésio planeja começar a transferir a capital a partir de 17 de agosto de 2024, que é o dia da independência do país.
Em uma cerimônia de comemoração do aniversário na quinta-feira (17), um vídeo mostrando a construção em andamento da nova capital foi exibido para cerca de 8.000 convidados.
Falando aos repórteres, o presidente Joko estava otimista de que a cerimônia do Dia da Independência do próximo ano será realizada em Nusantara.
A relocação está projetada para custar cerca de 30 bilhões de dólares, e o governo indonésio planeja financiar 80% do custo com dinheiro de investimento.
Um total de 121 empresas de 18 países manifestou interesse em investir em projetos de infraestrutura na nova capital. As empresas japonesas representam 27 delas.
O vice-diretor de financiamento e investimento da Nusantara Capital City Authority, Agung Wicaksono, disse à NHK que a concorrência por investimentos está ocorrendo muito rapidamente. Ele disse acreditar que as empresas japonesas não querem ser deixadas para trás.
Ele expressou sua esperança de que as empresas japonesas contribuam para a criação da nova capital como uma cidade inteligente, sustentável e florestal.
- Japão vai descentralizar estações de cabos submarinos - 17 de abril de 2025 2:16 am
- Exportadores chineses temem tarifas americanas em feira de Guangzhou - 17 de abril de 2025 2:11 am
- Crianças encantam com kabuki no Festival Hikiyama - 17 de abril de 2025 2:04 am