A Polônia e os estados bálticos da Estônia, Letônia e Lituânia exigiram que a Bielorrússia expulse o grupo mercenário Wagner, da Rússia, de seu território.
Os ministros do interior desses países se reuniram na Polônia na segunda-feira (28), e emitiram uma declaração conjunta.
A declaração diz que os países se posicionarão conjuntamente contra qualquer tentativa da Rússia e da Bielorrússia de desestabilizar a situação na região. A declaração diz que eles podem fechar as passagens de fronteira se ocorrer um incidente. Letônia, Lituânia e Polônia fazem fronteira com Belarus.
A mídia local citou a ministra do Interior da Lituânia, Agne Bilotaite, dizendo que há critérios que podem levar ao fechamento da fronteira. A ministra disse que um dos critérios é um incidente armado na fronteira de um dos países, e que o incidente precisaria representar uma séria ameaça à segurança dos países.
Os países têm sido cautelosos com as atividades do grupo Wagner em Belarus desde junho. A declaração indica que eles manterão sua postura cautelosa contra o grupo, mesmo após a morte do líder do Wagner, Yevgeny Prigozhin.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am