O Departamento de Defesa dos EUA começará a treinar militares ucranianos no próximo mês para pilotar e fazer a manutenção de aviões de combate F-16.
O porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, fez o anúncio em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
Em setembro, os pilotos ucranianos começarão a estudar o inglês especializado necessário para pilotar a aeronave. O treinamento de voo deve começar em outubro em uma base da guarda aérea nacional no estado do Arizona, no oeste dos EUA.
Ryder disse que vários pilotos e dezenas de técnicos de manutenção deverão participar. Ele acrescentou que o treinamento para novos pilotos normalmente dura cerca de oito meses, mas pode ser concluído em cinco meses para pilotos mais experientes.
Alguns países europeus já estão planejando treinamento de F-16 para pilotos ucranianos. Os EUA, aparentemente, esperam que as forças ucranianas possam começar a utilizar os caças o mais rápido possível.
Ryder disse que os EUA “permanecerão em estreita consulta” com seus aliados para “garantir que o treinamento dos EUA complemente o esforço mais amplo de treinamento da coalizão”.
O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, disse na quinta-feira (24), que seu país “doará caças F-16 noruegueses para a Ucrânia”. A Holanda e a Dinamarca já anunciaram que fornecerão F-16s para a Ucrânia.
- Hackers norte-coreanos roubam US$ 1,5 bilhão da Bybit em maior furto de cripto - 23 de fevereiro de 2025 7:28 am
- Trump quer US$500 bilhões da Ucrânia, sem nenhuma contrapartida de segurança - 23 de fevereiro de 2025 7:13 am
- Zelenskyy intensifica esforços diplomáticos para apoio internacional - 23 de fevereiro de 2025 6:58 am