2.6 C
Kóka
sexta-feira, 8 novembro, 2024 3:47: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

ONU pede que nações com armas nucleares continuem a manter conversações sobre desarmamento

Ela participou de uma cerimônia para marcar o 78º aniversário do bombardeio atômico de Hiroshima no domingo (6). Mas não pôde participar de um evento memorial em Nagasaki na quarta-feira devido a uma tempestade.

A diretora de desarmamento da ONU informa que o órgão pedirá aos países com armas nucleares que mantenham as discussões sobre a redução de seus arsenais. Suas observações foram feitas em um momento em que a situação global em torno das armas nucleares está se tornando cada vez mais grave.

A subsecretária-geral da ONU e Alta Representante para Assuntos de Desarmamento, Nakamitsu Izumi, falou aos repórteres em Tóquio na quinta-feira (10).

Ela participou de uma cerimônia para marcar o 78º aniversário do bombardeio atômico de Hiroshima no domingo (6). Mas não pôde participar de um evento memorial em Nagasaki na quarta-feira devido a uma tempestade.

Nakamitsu disse que ouviu as pessoas das cidades bombardeadas com bombas atômicas expressarem tristeza e frustração com a paralisação dos esforços de desarmamento nuclear.

Ela acrescentou que sua presença marcou uma importante oportunidade para a ONU mostrar sua posição de lutar para livrar o mundo das armas nucleares.

Nakamitsu continuou discutindo a situação do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, ou NPT.

A conferência de revisão do tratado, realizada em agosto do ano passado, não conseguiu adotar um documento final devido à oposição da Rússia. O principal ponto de discórdia foi uma passagem referente à usina nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia. A Rússia confiscou a usina nos estágios iniciais de sua invasão.

O Comitê Preparatório para a conferência de revisão do tratado em 2026 abriu uma sessão no mês passado. Nakamitsu disse que o fracasso contínuo de tais conferências poderia ameaçar o futuro do regime do TNP.

Ela também mencionou a “Visão de Hiroshima sobre o Desarmamento Nuclear”, que foi lançada na cúpula do Grupo dos Sete em maio.

O documento diz que os líderes do G7 afirmam seu “compromisso de alcançar um mundo sem armas nucleares com segurança ilimitada para todos”. O G7 inclui três países com armas nucleares – os Estados Unidos, a França e a Grã-Bretanha.

Nakamitsu disse que a ONU saúda a medida. Mas ela pediu aos líderes do G7 que tomem medidas concretas para demonstrar esse compromisso.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img