O tufão Lan deverá se aproximar das ilhas japonesas de Ogasawara, no Pacífico, cerca de 1.000 quilômetros ao sul de Tóquio, na sexta-feira (11). As autoridades meteorológicas estão alertando sobre ventos fortes e chuva intensa. O Lan pode causar tempestades na ilha principal do Japão no início da próxima semana.
A Agência Meteorológica do Japão informou que, às 19 horas de quinta-feira (10), o tufão Lan estava se deslocando para noroeste a uma velocidade de 15 quilômetros por hora sobre as águas a 170 quilômetros a sudeste da ilha de Chichijima.
Lan tinha uma velocidade máxima de vento de 126 quilômetros por hora perto de seu centro, e uma zona de tempestade com ventos de mais de 90 quilômetros por hora em um raio de 130 quilômetros.
Espera-se que a tempestade se dirija para o norte e se aproxime mais das Ilhas Ogasawara na sexta-feira, à medida que continua a se desenvolver.
Ventos fortes que podem derrubar alguns postes de eletricidade ou arrancar partes de edifícios devem atingir as ilhas. A previsão é de ventos máximos de 90 quilômetros por hora na quinta-feira, e ventos de até 126 quilômetros por hora são possíveis na sexta-feira. O mar ficará muito agitado.
Há previsão de chuva forte para as Ilhas Ogasawara do final da noite de quinta-feira até o sábado.
Até 250 milímetros de chuva podem encharcar algumas áreas das ilhas nas 24 horas até o final da tarde de sexta-feira, e até 200 milímetros nas próximas 24 horas.
Os moradores das ilhas são aconselhados a ficarem atentos a ventos fortes, ondas altas, deslizamentos de terra e inundações.
Espera-se que o Lan siga mais para o norte, em direção às Ilhas Izu, trazendo mares agitados a partir de sábado (12).
A previsão é de que o tufão se desloque para noroeste no Pacífico e possa se aproximar da ilha principal do Japão, Honshu, na próxima terça-feira (15), sem perder sua força. O leste e o oeste do Japão podem ser atingidos por tempestades a partir de segunda-feira (14), que cai durante o período anual do feriado de Bon.
- Homem é preso por tentativa de assassinato de menina em 2006 - 8 de novembro de 2024 8:33 am
- Índice Nikkei fecha em baixa apesar de recordes nos EUA - 8 de novembro de 2024 8:20 am
- Salário real no Japão cai em setembro pelo segundo mês - 8 de novembro de 2024 8:15 am